sábado, 9 de abril de 2011

A PALAVRA DO DOMINGO: V Quaresma

Texto: Jo 11,1-45

Versículo-guia:
"Eu sou a ressurreição e a vida,
que crê em mim,
mesmo que morra viverá..." (v.25)
Reflexão:
O episodio da ressurreição de Lázaro é um dos mais conhecidos e é o ultimo dos sete sinais de Jesus que João coloca no seu evangelho. O numero sete nos lembra a criação do Livro do Genesis e nos diz que a obra de Jesus marca o inicio de uma criação nova, cujo significado está resumido nestas palavras: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Diante dessa verdade nem todos se colocam da mesma forma. Há quem como Marta corre ao encontro de Jesus, o chama de Senhor e Filho de Deus e declara firmemente a sua fé: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo” (v.27). Maria também corre ao encontro de Jesus, mas mergulhada na sua dor não consegue professar a sua fé assim como fez Marta. Os judeus apenas se preocupam em seguir Maria, sem saber que, afinal, o sinal da ressurreição de Lázaro servirá também para a fé deles. Á luz destas três posturas diferentes, entendemos o que Jesus queria dizer aos discípulos comentando a morte do amigo Lázaro: “É para que creiais” (v.15).




 Para aprofundar:

- Qual é o “túmulo” do qual Jesus quer me livrar nesta Páscoa?

- O meu caminho de fé está mais próximo de Marta, de Maria ou dos judeus?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário